Free Books Online O Judeu Download

Details Regarding Books O Judeu

Title:O Judeu
Author:Bernardo Santareno
Book Format:Paperback
Book Edition:First Edition
Pages:Pages: 257 pages
Published:June 1999 by Edições Ática (first published 1966)
Categories:Classics. Fiction. Plays
Free Books Online O Judeu  Download
O Judeu Paperback | Pages: 257 pages
Rating: 3.71 | 82 Users | 2 Reviews

Ilustration Concering Books O Judeu

N'O Judeu, Bernardo Santareno tira o pó à obra homónima de Camilo Castelo Branco (O Judeu - Volume II), que limpa dos excessos românticos e das tramas pouco verosímeis e à qual dá realismo e impacto. (view spoiler)[A peça, tal como o original de Camilo, trata da história real de António José da Silva, o grande dramaturgo português, especificamente do período da sua vida compreendido entre os dois Autos de Fé a que foi sujeito, e é narrada por um seu amigo, o Cavaleiro de Oliveira. É descrita a luta de António para ultrapassar o ódio a que o tinha votada o povo: os seus êxitos no teatro são destacados, as suas críticas mordazes à sociedade da época expostas, o seu sucesso entre a populaça evidenciado. Fala-se do seu casamento com Leonor, que lhe dá um filho, da sua relação com a mãe judia, e da sombra que sempre pairava sobre si, na forma do "Estudante Pálido", familiar do Santo Ofício. A peça termina com António no Tribunal Inquisitório, fruto duma falsa denúnica, e queimado na fogueira por heresias que não cometeu. (hide spoiler)] Santareno evidenciou nesta peça a qualidade trágica da história, deixando para trás as fantasiosas histórias de tesouros enterrados e criadas envenenadas que Camilo incluiu na história; e o resultado foi uma peça brilhante.

Esta peça de teatro é, mais que uma obra dramática, um manifesto. Ao descrever a vida, obra e suplício de António, Bernardo Santareno expõe o "espírito das trevas" de que a Inquisição é o "corpo visível". A perseguição montada pelo Santo Ofício aos Judeus é usada para estabelecer um paralelo com a perseguição à oposição política montada pelo regime ditatorial que vigorava aquando da publicação desta peça de teatro. O monólogo final do Cavaleiro de Oliveira é nada menos que um apelo à rebelião:

Pela paradoxal e íntima natureza das cousas deste mundo, todas as violências, as mais negras e as mais injustas, em si mesmas ocultam uma semente clara de justiça: Com o narrar-vos a história desta vida truncada, semear eu queria, em os vossos corações e entendimentos, este grão novo e puro de força, de coragem, de rebeldia; esta semente de justiça, nascida do sangue e das cinzas, do padecimento e do pavor de milhares e milhares de humanas criaturas doentes de justiça, imoladas - na humilhação, na tortura, e na morte mais horrorosa! - ao poder duma minoria possessa das negras forças da violência. (...) Cerrados uns contra os outros, lutai, combatei com quanto alento tiverdes, para que os atrozes acontecimentos que aqui me ouvistes contar nunca mais voltem a acontecer neste provado Reino!

NUNCA MAIS.


Trágico e brilhante.

Describe Books During O Judeu

Original Title: O Judeu
ISBN: 9726170001 (ISBN13: 9789726170006)
Edition Language: Portuguese


Rating Regarding Books O Judeu
Ratings: 3.71 From 82 Users | 2 Reviews

Piece Regarding Books O Judeu
N'O Judeu, Bernardo Santareno tira o pó à obra homónima de Camilo Castelo Branco (O Judeu - Volume II), que limpa dos excessos românticos e das tramas pouco verosímeis e à qual dá realismo e impacto. (view spoiler)[A peça, tal como o original de Camilo, trata da história real de António José da Silva, o grande dramaturgo português, especificamente do período da sua vida compreendido entre os dois Autos de Fé a que foi sujeito, e é narrada por um seu amigo, o Cavaleiro de Oliveira. É descrita a



Estudei essa obra no secundário e adorei na altura. Infelizmente, não me lembro muito bem hoje em dia.

Bernardo Santareno é o pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, cujo exercício da medicina (em Psiquiatria) conciliou, durante anos, com a escrita para teatro, alcançando, desde a sua estreia nos anos sessenta, um papel de primeiro plano no teatro português.Entre registos realistas, de tonalidade mais naturalista ou com traços épicos, a sua escrita foi essencialmente de denúncia,N'O Judeu, Bernardo Santareno tira o pó à obra homónima de Camilo Castelo Branco (O Judeu - Volume II), que limpa dos excessos românticos e das tramas pouco verosímeis e à qual dá realismo e impacto. (view spoiler)[A peça, tal como o original de Camilo, trata da história real de António José da Silva, o grande dramaturgo português, especificamente do período da sua vida compreendido entre os dois Autos de Fé a que foi sujeito, e é narrada por um seu amigo, o Cavaleiro de Oliveira. É descrita a

0 Comments:

Note: Only a member of this blog may post a comment.